Loading...

Como o preço do Corian é determinado?

Saiba porque pode haver grandes diferenças de valores entre projetos independente do m²

Qual o preço do m² do Corian? Esta é uma dúvida comum entre internautas e simpatizantes em geral deste material desenvolvido pela Dupont™ para projetos de Arquitetura, Design e Decoração. A resposta é: depende do projeto.

Logo, o preço final é determinado por um conjunto de informações que vão muito além da quantidade de placas de Corian utilizadas no projeto. Observe, a seguir, como o valor do orçamento é montado:

Quantidade de matéria prima

  • Placas de Corian: a primeira informação a ser lançada no sistema de orçamento é a quantidade de placas de Corian, que comumente é o que gera maior peso no preço final. Além disso, cada pedaço de Corian com frontão, saia ou outra característica influencia no valor do projeto.O valor do orçamento também varia conforme a cor escolhida. A cor branca e a Glacier White têm maior saída e, por isso, são mais baratas. Elas são seguidas pelas placas coloridas que podem ter uma variação superior a 50%.As placas de Corian contam com 12mm ou 6mm de espessura e, devido às diferenças de resistências e aplicações, a escolha sobre qual utilizar depende da análise do orçamentista. Entretanto, a escolha de uma ou outra espessura não altera o valor final porque apesar da placa de 6mm ter um valor de compra menor, suas medidas também são menores, o que faz com que seu valor se equipare ao da placa de 12mm;
  • Adesivo de Corian: placas de Corian são coladas com um catalisador importado que funde as peças. Não é permitido a colagem com qualquer outro material porque as emendas aparecem com o passar do tempo e a resistência diminui. Como este catalisador tem um custo elevado, algumas empresas de manufatura o substituem por cola de silicone, por isso, tome cuidado se estiver pensando em contratar tais empresas.
  • Junções: quanto mais junções, maior a quantidade de catalisador a ser utilizado. E como deve-se aplicar grande quantidade deste produto por centímetros lineares, este custo tem médio impacto no valor final do projeto;
  • Outros insumos: itens como álcool isopropílico, cola quente, estopas e embalagens, entre outros, são usados em projetos Corian. No entanto, eles produzem baixo impacto no orçamento;
  • Estrutura: em alguns casos pode ser necessária a adição de uma estrutura interna às superfícies Corian. Ao analisar o projeto, o orçamentista da Avitá Design define a necessidade ou não desta estrutura e o material, como ferro ou marcenaria, a ser usado. Este custo, que pode ser elevado ou não, é incorporado ao orçamento;
  • Moldagem: trata-se de um serviço que envolve longa exposição das placas de Corian em forno de circulação de ar uniforme com temperatura e tempo controlados. Após este processo, as peças são inseridas em moldes para assumirem um formato personalizado. O tempo de moldagem costuma ser longo e trabalhoso, o que também contabilizado.

Volume e repetição

Como em qualquer linha de montagem, quanto maior o volume a ser produzido, menor o valor do orçamento dos projetos Corian. A fabricação de diversos itens em um único momento reduz o valor da compra de matérias-primas e acelera a produção. Se os itens forem iguais, a produção é mais rápida ainda porque os métodos de produção são aperfeiçoados.

O corte da placa

O orçamentista faz um plano de corte de peças, que servirão para a montagem de um determinado projeto. Originalmente, as dimensões de uma placa de Corian de 12mm são de 76cm por 365cm. Logo, se o projeto requer uma bancada de 80cm por 200cm, será necessário cortar e colar 4cm para se chegar aos 80cm. Dependendo do volume de peças, este processo tem alto impacto no custo final devido principalmente à mão de obra.

Acabamento

O Corian pode ter acabamento fosco, semibrilhante ou brilhante. Quanto maior o brilho, maior a necessidade de lixa e mão de obra. Para o acabamento fosco, por exemplo, utiliza-se lixas com gramatura de 80 a até 120. Já no acabamento de semibrilho, por sua vez, usa-se lixas de 80 a 800. E o acabamento brilhante requer até 8 gramaturas de lixa, desde 80 até a Abralon 4000.

Como atingir o maior brilho requer iniciar com uma lixa de maior gramatura e terminar com a de menor gramatura, o tempo de acabamento aumenta drasticamente. Por isso, dependendo do projeto, o custo de polimento pode ter alto impacto no valor final.

Mão de obra

A fabricação de projetos de Corian depende de mão de obra altamente especializada e, por isso, o tempo de execução exerce bastante influência no valor do orçamento.

Para cada corte, colagem, moldagem, etc., o tempo de execução é maior, o que é assimilado ao preço do Corian. Assim, conforme a complexidade do projeto aumenta, a mão de obra poderá se tornar o componente mais caro da precificação.

Instalação e distância

Para estabelecer o Corian preço m², o orçamentista da Avitá Design calcula o tempo de instalação do projeto. Para cada dia são contabilizados a quantidade de funcionários envolvidos, os custos de deslocamento, refeições, instalação noturna, diurna ou no final de semana, entre outros itens. Caso a instalação fique num raio superior a 300km, é necessário adicionar passagem aérea e hospedagem. Se o projeto for de alta complexidade ou de grande volume, os dias de instalações podem ser numerosos e, portanto, pode gerar médio impacto no orçamento.

Entenda o preço final dos projetos Corian

Veja abaixo o quadro que exibe os componentes do preço do Corian e o impacto de cada um no valor final. Perceba que, conforme a complexidade do projeto, o metro quadrado pode variar de R$ 1.300,00 até R$ 3.500,00.

Atividade Impacto no valor final
Placa de Corian Alto
Adesivo de Corian Médio
Outros insumos Baixo
Estrutura Médio / Alto
Moldagem Alto
Volume e repetição Alto
Corte da placa Alto
Acabamento Médio
Mão de obra Médio
Instalação e distância Médio

solicitar orcamento