Loading...

Limpeza e Cuidados com o Corian

Saiba como limpar e fazer manutenção dos revestimentos, móveis e objetos fabricados com a moderna matéria-prima desenvolvida pela Dupont™

O Corian é um material maciço elaborado a partir da mistura de polímeros de acrílico e pedras naturais pela Dupont™ para uso na produção de móveis, objetos decorativos e revestimentos de paredes, entre outros projetos de Arquitetura e Design.

Para manufaturar as chapas de Corian você precisará do auxílio de um “Processador PREMIUM”, tal como a Avitá Design (Telefone: 11-2374.9000), que conta com máquinas capazes cortar, colar, esculpir e polir o material bruto proveniente da Dupont™.

Uma vez prontos, os objetos fabricados com Corian – assim como os produzidos com outros materiais como o aço inox, o granito ou o mármore – precisam ser higienizados e conservados. O Corian, no entanto, foi concebido para exigir o mínimo de cuidados com limpeza e manutenção.

Além disso, esse material tem um desempenho higiênico extraordinário, pois pode ser curvado para produzir cantos arredondados, não possui poros e nem emendas perceptíveis, o que evita o acúmulo de sujeira e facilita a sua limpeza. Também por isso, ele não demanda excesso de produtos químicos para o seu asseio e desinfecção. Esta característica é comprovada pela LGA Qualitest GmbH.

Enfim, confira a seguir alguns procedimentos para limpeza e manutenção de itens fabricados em Corian:

Limpeza de manchas simples em superfícies Corian gerais

No geral, as superfícies em Corian com manchas simples podem ser limpas com o uso de detergente, álcool, limpador multiuso e água sanitária, entre outros produtos.

Você deverá usar água e pano úmido para remover marcas de água. Empregue água, sabão detergente ou limpador multiuso para higienizar pequenas manchas triviais.

Esfregue ocasionalmente a superfície Corian com o lado macio de uma esponja de cozinha embebida em uma solução de água sanitária diluída na mesma quantidade de água para realizar a desinfecção do material. Nas indústrias farmacêuticas e químicas, utilize o procedimento operacional padrão de desinfecção atestado pelos especialistas em química da empresa.

Limpeza de manchas difíceis em superfícies Corian específicas

Devido a multiplicidade de estilos do Corian – que é uma característica ótima para o desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Design mais modernos – é necessário prestar atenção em alguns procedimentos de limpeza de manchas e de sujeiras difíceis de remover dos diferentes tipos de superfícies do material:

  • Superfície em acabamento fosco: esfregue a parte áspera de uma esponja de cozinha embebida em limpador abrasivo;
  • Superfície em acabamento com semibrilho: esfregue a parte suave de uma esponja de cozinha embebida em limpador não abrasivo;
  • Superfície em acabamento brilhante: esfregue a parte suave de uma esponja de cozinha embebida em limpador não abrasivo. Complete a limpeza com líquido polidor branco.

Manutenção periódica em objetos em Corian com acabamentos específicos

O Corian é menos suscetível a riscos que o aço inox e menos propenso a quebras que o mármore. Por isso, ele é capaz de manter a aparência de novo mesmo após anos de uso. Para conservá-lo por mais tempo, leve em consideração a forma e a função de cada objeto e o estilo do material. Veja, por exemplo, como fazer a manutenção de itens mais comuns como tampos e cubas fabricados em Corian:

  • Tampos foscos: esfregue a parte áspera de uma esponja seca para polir e remover riscos superficiais;
  • Tampos com semibrilho: dê polimento com polidor não abrasivo para remover riscos superficiais;
  • Tampos brilhantes: contrate um serviço de polimento profissional;
  • Cubas: dilua um pouco de alvejante em água na mesma quantidade. Insira essa solução na cuba até ¼ de sua capacidade. Deixe de molho por 15 minutos. Esfregue os lados e o fundo com uma esponja enquanto o líquido escoa.

Essa matéria-prima da Dupont™ tem alta resistência a impactos e não quebra facilmente, mas se isso ocorrer, as peças podem ser coladas sem deixar emendas aparentes.

Antes, porém, de aplicar os procedimentos acima para remediar, lembre-se que você pode prevenir. Evite, por exemplo, cortar alimentos sobre o material ou realizar procedimentos que possam provocar incidentes e acidentes.

Prevenção contra calor excessivo

O Corian suporta até 165º sem se curvar. Isso significa que é possível colocar recipientes com líquidos e alimentos em ponto de fervura sobre as chapas sem maiores problemas. No entanto, se a temperatura dos recipientes for maior que 150º, poderá ocorrer alterações na cor do material. Portanto, sempre utilize um apoio adequando ou deixe as panelas esfriarem antes de transferi-las do fogão para o tampo, cuba ou mesa fabricada em Corian.

Prevenção contra derramamento de produtos químicos

O Corian é inerte, quimicamente estável e resistente a reagentes químicos classe 1 e 2. Contudo, evite a exposição do material a substâncias como removedores de tintas, acetona e limpadores de fogão, entre outros, como faria com qualquer outro material. Em caso de contato, remova o excesso do produto por meio de um papel absorvente ou pano úmido. Lave a superfície em seguida com grande quantidade de água.

Prevenção contra choques térmicos

Há riscos de rachaduras causadas por mudanças bruscas de temperatura para as superfícies em Corian, da mesma forma que existe para outros materiais. Por isso:

  • Evite apoiar – ao mesmo tempo – objetos quentes e congelados nas superfícies Corian;
  • Procure deixar a torneira aberta enquanto joga água quente na cuba em Corian;
  • Não despeje água quente em produtos congelados sobre superfícies Corian.

solicitar orcamento